maio 23, 2022

Com o crescimento do e-commerce, o que acontece com o varejo convencional?

Com a evolução dos meios digitais o consumidor passou por mudanças comportamentais para exercer o consumo.

Para entender o que irá acontecer com o varejo convencional, primeiro precisamos saber as razões que nos motiva a consumir, são elas: a necessidade ou o desejo, motivos pelos quais não mudaram ao longo dos tempos, diferente da mudança comportamental para o consumo, que evolui junto com os meios digitais.

Nos últimos anos temos sido impactados por uma avalanche de novas tecnologias das quais passamos a adotar em nosso dia a dia. Até então veículos como rádio, televisão, jornais e revistas eram os principais meios de comunicação, mas com o crescimento da internet a maneira como passamos a ter acesso às informações mudou, as famosas páginas amarelas foram rapidamente substituídas pela busca online e as redes sociais começaram a fazer parte do nosso cotidiano.

Com a chegada dos smartphones, passamos a carregar a internet em nossos bolsos permitindo a evolução, mais uma vez, da forma de se comunicar e consumir. Ao invés de veículos de comunicação, passamos a ter acesso aos veículos de interação.

E o que acontece com o varejo convencional? Mudar ou morrer.

Essas mudanças ocorreram em uma janela de 20 anos, e duas perguntas podem ajudar você a refletir sobre o rumo do seu negócio

  • Como você comprava e vendia há 20 anos?
  • Como você tem comprado e vendido nos últimos 20 anos?

Se a resposta for “da mesma forma”, lamento, mas o atestado de óbito do seu negócio já está assinado por você mesmo.

É preciso Entender para Atender.

As pessoas continuam consumindo pelos mesmos motivos de sempre, mas o comportamento não é mais o mesmo. Resta agora para os negócios, que ainda não estão na internet, escolher se muda ou morre. Não culpe as crises, sim, elas aconteceram, ou o mercado, ou ainda a concorrência. Se o comportamento das pessoas mudou, o do seu negócio também tem que mudar para que você possa continuar atendendo potenciais clientes.

O consumidor passou por mudanças comportamentais.

Nosso comportamento vem mudando à medida que a tecnologia avança.

e-Commerce, o vilão do varejo físico?

E-Commerce, o “vilão” do varejo convencional.

Um dos maiores erros é achar que o Comércio Eletrônico atrapalhou a vida do Comércio Tradicional. Essa visão míope não permite enxergar poder desse meio para os negócios físicos, com uma Loja Online seu negócio amplia as possibilidades quebrando as barreiras geográficas de uma loja física, se aproximando dos consumidores, entregando conveniência e potencializando as vendas.

Está na hora de MUDAR!

A mudança não depende de tamanho, e sim de atitude. A diferença está em se você é um empreendedor que se mantem atualizado e disposto a mudar seu comportamento como empreendedor, práticas e equipe.

Fonte: OCP News

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