maio 23, 2022

Confira dicas para vender na internet

Da acessibilidade do site à entrega acertada, confira o que fazer – e o que não fazer – para obter sucesso no comércio online.

Para vender na internet, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente, mas para alcançar sucesso é preciso estar atento a fatores-chave do mercado digital, caso contrário, por maior que seja o esforço, as vendas na web podem não decolar.

Pensando nisso, nosso time selecionou algumas dicas de sucesso para vender na internet. Confira!

Esteja preparado! O que está por trás de uma loja virtual?

Antes de partir para o desenvolvimento do seu negócio online, é preciso entender: quais investimentos são necessários, quais serão seus parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será sua estratégia de marketing. Uma excelente ferramenta é elaborar um Plano de Negócios.

Plano de Negócios

Plano de negócios, também chamado plano empresarial, é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado. Wikipédia

Tenha um Site ou Loja Virtual 100% funcional.

O cliente precisa encontrar com facilidade as informações na sua loja online ou site, caso contrário ele desistirá e dificilmente voltará. Os problemas mais comuns são: site lento, imagens muito pequenas ou mal otimizadas, grande quantidade de anúncios, pouco contraste entre fundo da página e cor de letra inadequada.

Ande na linha, a internet nunca esquece!

Nunca prometa o que não se pode cumprir e não deixe o cliente confuso, por exemplo, sobre a cobrança de frete ou o prazo de entrega, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre! Esses problemas podem gerar avaliações negativas que deverão ser respondidas e usadas para melhorar a experiência do usuário com o seu negócio. Além disso essas avaliações ficarão disponíveis na internet e novos usuários a usarão para avaliar se farão ou não negócio com você. Com relação as lojas online, os termos legais devem estar alinhados às regras obrigatórias para funcionamento.

Como vender na internet - Dicas Lojas Virtuais e Sites - Ofereça multicanais ao cliente

Ofereça multicanais ao cliente.

Como não existe contato físico na compra pela web, é necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site. É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante e depois da compra.

Quer vender? Anuncie!

Comece fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas). Existem inúmeras maneiras de fazer anúncios para seu site ou loja virtual: através de links patrocinados (destaque-se nos mecanismos de busca como Google) ou pelas mídias sociais. Em todos esses formatos de anúncio, é comum pagar por clique (PPC).

Como vender na internet - Dicas Lojas Virtuais e Sites - Anuncie

Invista em SEO (Search Engine Optimization).

Com a Otimização para Mecanismos de Buscas o conteúdo do seu Site ou Loja Virtual ficará em destaque nos motores de busca. Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto. Desenvolva um excelente título de produto, uma descrição rica de informações e publique fotos excelentes, isso vai lhe ajudar com várias palavras chaves além de ajudar os clientes a tomarem a decisão de comprar. Em algumas ferramentas existe a possibilidade de configurar um meta título (meta title), uma meta descrição (meta description) e um link, dedique um tempo para configurá-los e tome muito cuidado com a quantidade de caracteres! Isso ajudará você controlar como seu conteúdo irá aparecer nas ferramentas de busca. Vale apena também o empreendedor digital pesquisar e se aprofundar sobre esse assunto.

Invista em tempo no SEO

Tenha um site ou loja virtual seguro.

Com uma pesquisa rápida, o empreendedor consegue uma infinidade de conteúdos com históricos de invasões das ferramentas e hospedagens, além disso existem diversas empresas que oferecem serviço de proteção ao site, análise de vulnerabilidades e bloqueio de ataques para garantir operações seguras. É preciso avaliar a solução ideal para o porte do negócio, mas não se pode deixar de garantir segurança ao cliente no momento da compra, pois este é um dos fatores mais determinantes de compra no mercado digital.

Invista na gestão do negócio.

A parte de trás do balcão (Back Office) representa a estrutura física completa dos bastidores do website de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-lo para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado. Um bom Back Office de loja virtual inclui nativamente funções para logística, gerenciamento de pedidos e clientes, estoque e relatórios.

Confira alguns serviços em destaque!

  • Landing Page

    R$ 2.700,00

  • Blog

    R$ 6.400,00

  • Site Responsivo

    R$ 4.800,00

  • Gestão de Anúncios – Google ADS

    R$ 1.130,00

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Desenvolvimento de Lojas Virtuais, Sites e Landing Pages é com a LVES.